O que fazer com tanta casca de limão

O limão é uma fruta generosa, que dá o ano todo e tem muitas utilidades. Dá pra fazer suco, tempero para saladas, sobremesas, substituir fermento químico junto com o bicarbonato e até pra adicionar na máquina de lavar quando as roupas são escuras pra não perderem a cor.

Quem tem uma composteira em casa sabe que a casca desse tanto de limão – de todos os  cítricos, na verdade –  costumam ser um problema. A acidificação que ela causa é ruim para as minhocas, e por isso, é bom evitar de colocar muitas cascas para não comprometer o sistema.

Até faço vez ou outra casquinha de limão, ou pedaços de casca em calda para usar em bolo e panetone, mas como o volume é grande e frequente, não tem receita que dê jeito.

Uma solução que acabei encontrando é usar algumas cascas de limão para produzir um desinfetante caseiro cheiroso, pra se misturar na água usada para passar pano na casa, em lugar de usar produtos industrializados. Compostos na casca do limão tem efeito desengordurante e ajudam a limpar tranquilamente. E é a coisa mais simples de se fazer: é só colocar as cascas de limão em álcool líquido e deixar descansar.

Prefira usar álcool 70o. (mas se só encontrar o 46o., mais comum, faça também. Tenderá a ficar apenas mais suave). O único cuidado é retirar o bagaço do limão, pra você não precisar coar algum gomo depois na hora de usar. É como se faz para produzir casquinhas de limão: puxe o bagaço com a faca e ele sai. Aí é só partir em pedaços menores que sejam possíveis de se colocar em um vidro. Cubra com o álcool e deixe descansar num lugar escuro por pelo menos 20 dias.

A cor do álcool nesse tempo irá mudar para um verde-amarelado, e vai ganhar um cheiro delicioso.

E dá ainda pra brincar de criar aromas. Acrescentar alguns galhos de lavanda ao limão, por exemplo, é dos meus preferidos.