Salada de manga com balsâmico e pimenta rosa

Salada de manga com balsâmico e pimenta rosa

Essa salada tem duas modalidades: uma mais simples, rapidinha de ser feita, e outra que é ainda mais saborosa mas dá um pouquinho mais de trabalho. Nas duas, o sabor da pimenta rosa é o ingrediente secreto, que surpreende.

Pimenta rosa costuma ser caro em lojas de especiarias, mas é considerado uma PANC e é uma árvore muito comum na urbanização urbana Brasil afora. As minhas, todos os anos, colho pelas ruas da cidade entre novembro e janeiro. As dicas pra reconhecer e encontrar pimenta rosa na sua cidade estão nesse link sobre pimenta rosa.

Já a salada, em qualquer das duas versões leva os mesmos ingredientes:

SALADA DE MANGA COM BALSÂMICO E PIMENTA ROSA

1 manga cortada em cubos
2 colheres de sopa de pimenta rosa socadas em pilão (ou soque sobre a tábua de corte usando um pano de prato pra envolver as pimentas)
Vinagre balsâmico
Uma pitada de sal

  1. Descasque e corte a manga em cubos médios, pra que seja possível de serem levados à boca sem precisar cortar mais;
  2. Tempere a manga com vinagre balsâmico e pimenta rosa previamente socada. Deve sobrar uma quantidade de caldo de manga + balsâmico pra funcionar como um molho. Prove. Realce os sabores com uma pitada de sal.
  3. A versão mais trabalhosa e sofisticada tem uma única diferença: antes de temperar, você pode grelhar as mangas. Nesse caso, aconselho cortar em fatias maiores. 2 minutos são suficientes pra deixar as mangas com o adocicado realçado.

Essa salada é ideal pra servir junto com saladas de folhas verdes. Se quiser, pode jogar por cima, ou como acompanhamento. Use as folhas de sua preferência.