Água aromatizada com flor de agrião

Recebi por WhatsApp uma foto feita por um amigo agricultor e feirante me mostrando o seu campo de agrião todo florido, lindíssimo. Ele queria saber se as flores de agrião também são comestíveis e se ele podia vender os molhos assim:

flor de agrião
A foto que recebi no WhatsApp: como ficam lindas as touceiras de agrião floridas <3

A pergunta dele me fez voltar a pensar como mesmo plantas consideradas comuns tem muitas partes que a gente despreza ou não utiliza, como já falei por exemplo do coração do chuchu, da flor do alho poró, ou do umbigo da bananeira.

O caso do agrião é um pouco diferente desses exemplos porque não é uma parte usual da planta que a gente despreza, ele é uma parte desprezada que nem chega na nossa mesa pois se faz um esforço por parte de quem cultiva pra que as flores nunca saiam.

O agrião gosta de climas mais frios, e por isso é considerado uma hortaliça de inverno, e as flores costumam aparecer na primavera/verão, quando de um modo geral a qualidade da hortaliça acaba diminuindo, com maiores perdas e mais folhas amareladas. É a época que muitas vezes o agrião até some das feiras e mercado, ou tem o preço elevado.

As flores do agrião, no entanto, apesar de quase nunca desejadas, e muito menos comercializadas, são comestíveis e de sabor semelhante ao da folha. E são lindas.

Em muitos lugares as flores comestíveis tem aparecido como uma tendência em gastronomia, porém como qualquer coisa que apareça como tendência, elas ficam caras. A flor do agrião deixa claro como esses preços altos são uma bobagem: as flores são partes comuns e podem ser usadas inclusive pra driblar uma entressafra. É uma forma de valorizar a existência de estações e ciclos diferentes.

O feirante acabou me dando de presente um molho do agrião florido – depois da minha resposta por WhatsApp ele colheu vários molhos e levou pra feira, e me disse que a aceitação foi grande. Ele explicou pra quem comprava que dava pra fazer saladas floridas com elas, e o apelo estético deve ter ajudado bastante.

flor de agrião
Flores do agrião bem de pertinho: em forma de buquê, com 4 pétalas delicadas, tanto que facilmente as pétalas caem. O sabor é parecido com as folhas, mas um pouco mais sutil

Aproveitei o presente que ganhei pra criar algo diferente com as flores do agrião, e gostei tanto que achei que valia o registro. Fiz uma infusão à frio com elas, que a gente também pode chamar de água aromatizada. Tem um gostinho sutil, como um chá muito delicado e frio, e ficou bem refrescante. É aquele tipo de coisa que chega no estômago como um carinho. A flor do agrião, além do gosto delicadamente picante, também é ótima pra dar uma acalmada no estômago:

ÁGUA AROMATIZADA COM FLORES DE AGRIÃO

Flores de agrião
Rodelas de laranja
Canela em pau
Água

Água aromatizada com flor de agrião

1. Coloque as flores de agrião em uma jarra, junto com as rodelas de laranja e alguns poucos pedaços de canela em pau. Aqui usei 500ml de água pra 2 punhados de flores, 3 rodelas de laranja e uns 5 pedacinhos menores de canela em pau quebrada, que estavam no fundo do pacote. Isso é suficiente pra deixar a água muito saborosa, mas fica a seu critério usar maiores ou menores quantidades;

2. Deixe essa água descansar pelo menos por 1 ou 2 horas antes de servir;

3. Você pode repor a água nessa mesma jarra algumas vezes. A bebida vai ficando progressivamente mais fraca, mas ainda é muito saborosa.

4. Se quiser deixar da noite pro dia pra beber pela manhã também é possível, mas o tempo menor deixa a água com um sabor mais fresco.