Uma PANC pra cultivar em casa: açafrão da terra

O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, é uma raiz comestível muito amarela e saborosa, e que ainda é considerada não convencional. O mais comum é encontrarmos a cúrcuma em pó sendo comercializada nos mercados, mas posso garantir que o sabor é muito diferente da raiz fresca. A raiz é muito mais intensa, pungente e  adstringente. Pra ser usada com cuidado.

O que é menos comum ainda é usar a folha do açafrão como tempero. Elas também são comestíveis. O sabor é diferente da raiz, embora ambas sejam muito aromáticas e sirvam como tempero. A folha de açafrão lembra manga verde. É deliciosa para cozinhar junto com arroz, colocar em sopas, cozidos e outras preparações. Depois de cozida ela não perde o aroma. A textura fica ligeiramente viscosa, e bem macia.

folha e raiz de açafrão da terra ou cúrcuma
A folha e a raiz de açafrão: ambas são aromáticas e servem como tempero

O mais fácil é encontrar o açafrão – a raiz, principalmente, as folhas muito ocasionalmente – em feiras, mas nem sempre o preço das raizinhas é atrativo. A Neide Rigo do blog Come-se mostrou numa série de fotografias no seu Instagram o preço em vários mercados centrais de capitais do país (Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, São Paulo e Belo Horizonte): variavam entre $90 e $200 reais/ kg. Não é barato, embora o uso seja bem comedido.

Um pouquinho de raiz rende muito. Uma lasquinha é capaz de colorir e dar muito sabor ao arroz, cozidos de legumes, cremes de verduras e outras preparações. E ela dura muito em geladeira: basta guardar bem sequinha em um pote de vidro. O sabor é adstringente, aromático, e tende ao adocicado.

Já as folhas, na maioria das vezes costumam ser descartadas. A colheita da raiz, inclusive, é feita quando as folhas se encontram amareladas. Mas nada impede que as folhas sejam colhidas na entresafra das raízes.

Apesar do preço, o cultivo não é complicado. E é uma alternativa pra você ter acesso mais fácil das folhas. É uma planta muito bonita, ornamental mesmo. Solta um pendão de flor branca muito vistosa. Ela é uma típica planta tropical, que gosta de muito sol e muita água. O cultivo é bem semelhante ao gengibre, planta da qual ela é aparentada. Basta enterrar um pequeno pedaço da raiz, manter a terra úmida, e esperar que ela brote e solte folhas. A flor branca em pendão que o açafrão ocasionalmente solta é linda e exuberante, e a folhagem também chama a atenção.

curcuma ou açafrão da terra
Um pé de açafrão da terra: as folhas são compridas, muito lisas, e eventualmente ela solta um pendão florido majestoso

As raízes se proliferam na terra formando diversos bulbos. A época em que as folhas ficam amarelas é a melhor época para colher os rizomas na terra. Lembre-se de deixar algum por lá para que ela volte a brotar.

Se o objetivo for consumir as folhas, é bem simples de cultivar em vasos de qualquer tamanho em qualquer espaço (desde que haja sol e não falte água). Já pra fazer uso das raízes, a planta acaba exigindo um pouquinho mais de espaço, para que elas se alastrem. Em vasos largos, com cerca de 40cm de diâmetro é um tamanho ótimo pra se cultivar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s