Vitamina de abacate com leite de girassol

Não gosto quando dizem que é fácil, simples, e não dá trabalho nenhum. Não gosto porque é falso e raso, porque envolve sempre coisas sutis e impalpáveis como tempo, planejamento, conhecimento e cuidado. Quando dizemos isso desvalorizamos ainda mais uma coisa que já é, de um modo geral, vista com certo desdém.

Faço não porque não me dá trabalho. Faço porque com algum planejamento e experiência, tornei esses rituais de se fazer comida uma coisa manejável. E porque estando consciente de que exige sim algum esforço também posso me concentrar em entender outros porquês de ainda assim querer fazer isso.

Essa vitamina de abacate feita com leite de girassol fica mais fácil de ser feita se você fizer o leite e a vitamina de uma vez só. O número de vasilhas sujas cai pela metade – porque as duas coisas sujam mais ou menos as mesmas coisas. E o ritual de colocar as sementes de molho antes de dormir é interessante: ele é uma espécie de fechamento do dia, a hora em que apagamos a luz da cozinha e vamos esperar que o tempo aja, cure e restaure pra vivermos o dia de amanhã.

O gosto do leite de girassol é ligeiramente doce e terroso. Ele combina muito bem com o sabor do abacate, além de ser um leite muito menos trabalhoso do que o de aveia ou de coco.

As sementes de girassol podem ser compradas já descascadas. Elas são vendidas nessas casas de cereais à granel, e as vezes recebem o nome de “pepitas de girassol” já que são só a parte nobre da semente. São baratas e rendem muito: 30 gramas (ou 2 colheres de sopa) fazem dois bons copos.

Quando as uso pra vitamina faço assim:

VITAMINA DE ABACATE COM LEITE DE GIRASSOL (PARA 2)

30g (ou 2 colheres de sopa) de semente de girassol descascada
2 copos ou 600ml de água
1 abacate médio
3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1. Deixe as sementes de girassol de molho por pelo menos 8h;

2. Comece fazendo o leite: Escorra a água do demolho e bata as sementes com a água no liquidificador;

3. Coe em uma peneira e aperte bem com uma colher, até ficar só o resíduo sólido em cima (o que sobra é meio insosso e bem pouco, mas incorporo depois na massa do pão de fermentação natural que faço);

4. Volte o leite para o liquidificador com o abacate e o açúcar. Bata tudo e está pronto.