Acariçoba, uma parente muito próxima da Centella asiática

Agora que tenho um quintal, minha relação de reconhecimento de plantas ficou mais intensa, frequente e especial.

Foi o caso dessa simpática plantinha da foto que abre a postagem e que até então não sabia o nome, que encontrei no talude enquanto plantava 2000 mudas (!) de grama amendoim. As folhas arredondadas e interessantes me chamaram a atenção e eu não quis arrancar pra colocar a grama – não ao menos sem antes fazer o esforço de saber o que era, o que ela queria me dizer, e por que ela estava lá.

Foi preciso alguns meses até chegar a uma resposta – naturalmente por não ser bióloga de formação às vezes as identificações são especialmente custosas pra mim – mas também porque quando você está tentando prestar atenção em uma série de plantas que fazem parte do seu microambiente são pequenos detalhes que vão revelar quem é cada uma. E você pode demorar a perceber.

O que me chamou a atenção foi o quanto essa plantinha lembrava uma outra que anda muito famosa no instagram e no pinterest – a Pilea, que é da família das peperomideas (o nome científico dela é pilea peperomioidis), com sua folha arredondada e brilhante, que se propaga fácil e é cultivada em pequenos vasos.

pilea
Um vaso de pilea encontrado dentre as 203k de publicações marcadas a # no instagram

Mas claramente minha planta não era a pilea pois as folhas tinham uma borda mais recortada e o aspecto brilhante era diferente, mas segui essa pista pra tentar identificar. A ficha veio mesmo quando encontrei um artigo em inglês que me dava uma pista sensorial: se fosse hydrocotyle bonariensis o cabinho quando arrancado teria um cheiro inconfundível de cenoura. Corri pro quintal, arranquei uma do chão, botei no nariz e não tive dúvidas mais que era ela. E ela é comestível.

Em Português essa planta recebe vários nomes. Acariçoba parece ser o mais comum, mas ela também aparece com as variantes Acaricaba, Acariroba. Outros nomes deixam mais evidente o tipo de ambiente que essa planta gosta, muito úmido, praticamente alagado: aipo dos charcos ou aipo dos pântanos (o aipo, como essa plantinha, também é da família das apiaceas). Outros ainda não sei precisar a origem, como Erva de capitão ou Salsa do monte, mas devem ter lá as suas razões. Em inglês, predominam nomes que falam sobre a forma arredondada da folha que lembra uma moeda – Pennywort é o nome mais comum.

O lugar onde ela estava, o pé de um talude, é um lugarejo bem úmido – e com certeza isso é um sinal de que em toda essa área eu devo prestar atenção no que for plantar pois devem ser plantas que tem muita afinidade com a água, como ela. Também é um indicativo de um terreno arenoso, que é o tipo de terreno que ela gosta. Pra quem sabe ouvir, essas plantas espontâneas dizem muito.

Há outras Hydrocotyles semelhantes a ela e que são comestíveis também, porém a maioria possui folhas menores, mais altas, ou não tem ocorrência aqui. A mais famosa delas é a popular Centella asiática (Hydrocotyle asiatica), conhecido fitoterápico com propriedades depurativas pra problemas de pele e do estômago, e também usada como um tônico para ter mais vitalidade e energia. Nas folhas da Centella, no entanto, o caule não se une à folha pelo meio dela, e sim na junção arredondada.

Centella_asiatica
Centella Asiática. A folha e a forma como ela se espalha é semelhante mas se nota bem o formato de leque da Centella em oposição à folha arredondada da Acariçoba.

A acariçoba tem propriedades fitoterápicas conhecidas diuréticas e anti-hipertensivas, especialmente de aplicação tópica, mas são, assim como suas parentes asiáticas, comestíveis – a Centella asiática também é usada com finalidade culinária em regiões da China e da India, embora esse uso também não seja muito convencional.

A acariçoba é considerada uma espécie invasora. Nativa de restingas litorâneas e terrenos brejosos do sul da América do norte, parte mais ao sul da costa da Africa, e também em grande parte sul da América do sul, é perene (que tem um ciclo de vida longo) e não chega a mais do que 15cm. Ela possui uma temporada de floração na época da primavera – mas que ainda não observei pra entender como ela acontece por aqui.

acaricoba_hydrocolyte_vulgaris
Repare como o caule se eleva só um pouquinho do solo, elas são bem rasteiras

Ela é mais comum em climas mais amenos, temperados, como nas regiões de origem, mas encontrei várias num jardim sombreado de um prédio em Belo Horizonte invadindo o meio de uma gramínea ornamental.

img_20190611_160613.jpg
Um jardim sombreado na fachada de um prédio em BH invadido por acariçoba

Embora o cheiro do caule lembre muito cenoura, a folha em si tem um gosto que lembra discretamente entre a couve e a salsinha. Pode ser comida tanto crua quanto cozida, com moderação, já que possui bastante cumarina – a substância que é responsável pelas propriedades medicinais.

Por enquanto, agora que as minhas foram descobertas estão sendo cultivadas até poder ter uma quantidade suficiente pra fazer alguns testes de pratos. Mas descobrir e entender o entorno, fazer esse esforço pra nomear e experimentar o que te aparece também é uma forma de se alimentar.