Folha de pitanga

O verão é a época perfeita pra você experimentar o suco da folha de pitanga. As folhas da pitangueira são comestíveis e tem um sabor muito semelhante ao da fruta.

As frutinhas, que costumam aparecer durante a primavera já se foram, mas o calor do verão é a época em que a pitangueira solta folhas novas. Essas são as folhas que você vai escolher pra matar sua vontade de pitangas porque são mais macias e de aroma mais concentrado. São fáceis de identificar: elas têm essa coloração de um verde mais claro, e ficam avermelhadas conforme vão chegando na ponta, como na foto que abre a postagem.

Você pode experimentar bater algumas folhas com a fruta que você quiser que o aroma de pitanga aparece no final. Não coloque muitas porque assim como a fruta, as folhas também podem deixar um sabor final amargo.

A combinação que eu recomendo pra você testar são folhas de pitanga com melancia (também uma fruta de verão) e limão. 10 a 12 folhas jovens de pitangueira são suficientes pra um copo de suco. Junte no liquidificador com pedaços de melancia previamente descaroçados e suco de meio limão. Não é necessário água nem adoçar, só bater. O sabor das três frutas se equilibra perfeitamente e principalmente, te permitem se sentir presente na estação.