Kiwi, uma planta que atrai gatos


Tenho 2 pés de kiwi que eu tô esperando crescer pra enrolar nesse guarda corpo metálico da foto e fechar uma varanda.

Como dá pra ver, ele tá quase lá. Mas não é a primeira vez que isso acontece. Elas já chegaram três vezes nessa altura, e eu amarrei o broto no metal ajudando ele a se enroscar. Mas não dava nem um dia, aparecia um dos meus gatos e cutucava a planta, até machucar, quebrar o broto e ela cair.

O pé de Kiwi crescendo apoiado na viga metálica



Ontem foi a terceira vez que eu fiz isso. Cheguei à conclusão que os gatos não vão deixar. Hoje um deles, não contente, resolveu tentar pegar o broto caído dependurado, e não conseguindo, resolveu se esfregar que nem um louco no guarda corpo metálico em que o kiwi esteve amarrado.

O comportamento me chamou muito a atenção. Por que os gatos estariam tão curiosos com essa planta, já que tem tanta planta no quintal e nunca vi eles tão interessados fixamente em nenhuma delas?

A terrível cara da gata Amora, a destruídora de kiwis

Resolvi, por curiosidade pesquisar. E descobri que Kiwi é uma planta atrativa pra gato como o catnip.

As Actinedíneas, o gênero de plantas do qual o kiwi faz parte, é originário da Ásia e tem cerca de 60 espécies. Ao contrário do que geralmente se imagina, kiwi não é um fruto de clima tropical e sim temperado, apesar de não suportar temperaturas muito baixas. Todas as Actinedíneas são trepadeiras lenhosas, perenes (de ciclo de vida longo), a maioria caducifolia (que perde as folhas no inverno), mas as frutas que produzem são bastante variadas e nem todas elas comestíveis.

Alguns exemplos da diversidade de frutos de Actinedineas. O Kiwi (Actinedinea deliciosa ‘Hayward), que é comercializado e cultivado no Brasil está identificado com o número 11. Os demais cultivares podem ser identificados neste link, de onde também veio a imagem,

Esse gênero possui não uma mas várias substâncias com estrutura muito semelhante à nepetalactone presente na Erva do gato (Nepeta cataria), a qual se costuma atribuir o efeito nos gatos. Essas substâncias provacam euforia seguida de relaxamento neles, como a erva do gato.

O gato Pequi se divertindo com uma planta de Erva do gato/catnip (Nepeta cataria) em alguma época que cultivei em vaso pra eles

A espécie que parece ter o maior potencial de atrair gatos é a Actinedinea polygama, conhecida como Matatabi ou Silver vine. Dessa planta são comercializados, especialmente na Ásia mas não só, pequenos fardinhos de galhos, que os gatos usam do mesmo modo que o catnip. Há indícios de que os gatos respondem mais a essa planta do que ao catnip.

No caso do kiwi, ainda é difícil precisar a quantidade dessas substâncias presentes porque não há uma exploração econômica disso e portanto estudos são escassos, mas você encontra em vários sites sobre cultivo de kiwi o aviso de tomar cuidado com gatos, que provavelmente se interessarão em esfregar na planta e podem com isso comprometer os brotos e a frutificação na época da primavera.

A parte onde tem a maior concentração dessa substância, adivinha? Pois é. Os brotos, que os gatos daqui estavam atacando, os galhos de onde as frutas saem e o tronco lenhoso. As folhas não parecem atrair muito, então não adianta consolar os bichanos tirando algumas folhinhas pra eles. Realmente vou ter que repensar o lugar do kiwi – e claro, garantir que gatos tenham acesso mas também que a planta possa se desenvolver.