Como fazer Mexerica pepper ou Sal de mexerica

Ainda dá tempo de aproveitar a temporada dos cítricos pra fazer com que eles durem o ano todo.

Esse temperinho aqui foi feito com a casca da mexerica. Desidratei ela em sal – é só colocar as cascas soltas num recipiente e cobrir completamente com sal, de preferência grosso porque absorve menos umidade. Depois de mais ou menos um mês – sem exatidão, como são as coisas que dependem dos dias aonde você está – elas estarão firmes, durinhas, uma lembrança do inverno.

Com elas secas, é só bater no processador ou liquidificador com um pouco do sal em que ela desidratou e que devem estar impregnadas nela, e pimenta do reino. Não use pimenta do reino já moída porque ela perde muito do sabor, mas procure moer a pimenta antes de colocar, pois dependendo da potência do aparelho pode ser difícil quebrar. É preciso bater até chegar nesse pozinho da foto que abre a postagem.

Qualquer variedade de mexerica pode ser usada. A técnica de secagem pode ser usada também com outros cítricos, mas eu não recomendo fazer uso das cascas inteiras secas de limões e laranjas pra produzir esse mesmo tempero. Tem quem faça, mas pessoalmente acho que as cascas são mais grossas, e possuem um sabor amargo residual que não acho muito agradável. Tanto é que quando se vai fazer casquinhas de laranja glaceadas, se deixam as tiras da laranja de molho por 2 a 3 dias pra retirar esse amargor. A casca da mexerica, por ser fina e porosa, se sai melhor com essa técnica. Pra fazer com cascas de laranja e de limão, prefiro usar somente o zester (que é a raspa da casca, sem tirar a parte branca).

Mesmo uma exceção como o limão rosa (ou cravo, capeta, china, entre outros nomes), que é um híbrido com mexerica e por isso costuma ter uma casca muito fina e porosa como a da mexerica, não tem um resultado tão bom usando essa mesma técnica por conta do tipo de óleo da casca.

O temperinho tem alguma semelhança com o que vendem por aí como lemmon pepper – um pouquinho cítrico, ácido, e picante – por isso, Mexerica pepper. Bem bom pra usar nos legumes assados e nas saladas que virão nos dias quentes, quando eles chegarem. Logo eles virão.