Sua casa é um lugar sagrado

A nossa casa é um espaço de refúgio. É onde começamos o dia, o lugar pra onde vamos quando precisamos de um refresco e de recarregarmos, ao que recorremos quando precisamos nos proteger. Fazer dela um lugar sagrado é uma forma de honrar e alimentar a nós mesmos.

Neste último ano, em que estamos atravessando uma pandemia e precisamos mais do que nunca nos recolhermos, pra muitas pessoas ficou bem mais evidente a importância de cultivar esse espaço.

Criar um lugar de reverência é a proposta do livro A casa da Bruxa Natural, escrito pela Arin Murphy-Hiscock e traduzido pela Cláudia Mello Belhassof, e com o qual fiquei encantada. Ser capaz de olhar pra sua casa de uma forma espiritualizada e compassiva num mundo tão atarefado nem sempre é simples de se colocar em prática, ainda que a gente reconheça a importância.

Um galho de eucalipto natural junto do livro sobre magia

Eu queria escrever sobre esse livro tem bastante tempo. Fiquei conhecendo ele junto com outro da mesma autora, chamado Bruxa Natural. Este foca em práticas de magia natural não necessariamente ligadas à casa, e ambos ainda não haviam sido traduzidos para o português. Mas eu estava com dificuldade de escrever porque eu mesma estou vivendo um processo muito difícil de dessacralização do meu espaço, e decidindo por uma mudança radical de rumo que envolve essa restauração. Nesse período tenho percebido que nunca de fato me senti em casa nessa cidade. E embora sempre tenha me esforçado pra tornar minha casa um espaço sagrado, não me sinto em casa de um modo mais amplo. Não basta ter um teto, criar um lar não é isso. E por isso, preciso agora sair em busca de um lugar em que sinta que eu caiba melhor.

O lugar em que estamos molda de muitas formas quem somos e as possibilidades que temos. Gosto dessa ideia principalmente porque ela nos faz perceber o quanto a vida é tão mais regional do que estamos acostumados a pensar. E isso vale pro uso e observação das plantas espontâneas que fazemos uso na cozinha, como eu gosto tanto de falar por aqui, mas também pra todo e qualquer uso mágico desse espaço.

A casa da Bruxa Natural é um livro que te faz lembrar como é importante se sentir em casa e honrar esse sentimento de uma maneira muito própria.

Livro aberto onde se lê "Harmonize-se com a natureza"

Magia Natural

É um livro sobre magia natural – essa parte da magia que muitos consideram menor e por isso as vezes recebe o rótulo pejorativo de “magia baixa”. Na verdade isso é mais um reflexo do preconceito dos praticamentes de outros sistemas esotéricos do que realmente um demérito próprio desse sistema, como conta Frater Abstru, nO Zigurate, que é um site que recomendo muito a quem tem interesse em práticas mágicas mas não sabe bem ainda por onde começar.

Em A casa da Bruxa Natural a autora convida a gente a construir práticas mágicas dentro de casa e para a casa. Essas práticas invariavelmente acabam envolvendo a cozinha porque ela é o coração da casa. A cozinha é o lugar de onde emana o calor físico mas também emocional e espiritual. A magia natural envolve rotinas que passam pela bruxaria, o uso de objetos mágicos e de plantas, mas vai naquilo que é a base de todo conhecimento mágico: são indispensáveis a atenção plena, o estar presente, e a intenção que colocamos naquilo que fazemos nesse espaço.

O livro sobre magia natural aberto

O que é sagrado pra você?

Uma das coisas que mais gosto em A casa da Bruxa Natural é que ele não é apenas um manual de rituais muito estruturados, apesar de ter alguns desse tipo no livro. O mérito do livro, pra mim, é que ele incentiva que você se faça perguntas sobre o que é sagrado pra você. Quando se consegue construir um significado próprio de sacralidade é muito mais fácil conseguir encontrar um caminho que te conecte a uma espiritualidade ou prática mágica que te satisfaça.

Isso não quer dizer que você possa fazer qualquer coisa e chamar de sagrado, mas sim que essa é uma prática, antes de tudo, de conexão.

Além da discussão sobre sacralidade, o livro também apresenta objetos mágicos domésticos – como o caldeirão e a sua importância mitológica, ou a colher de pau. Apresenta rapidamente algumas entidades e deidades da casa; traz instruções e ideias pra construir um altar na cozinha usando elementos do dia-a-dia como especiarias e plantas; e discute a importância de agir com atenção plena e intenção enquanto cozinha. Ensina técnicas de observação da energia dos espaços da casa pra que você possa modificar e restaurar o que for necessário. Sabe aquele cômodo que ninguém fica? Pode ser que ele se beneficie de uma atenção mágica. E traz alguns rituais protetivos e de purificação pra casa inteira que podem envolver coisas simples como ervas, óleos, limpeza, ou agulha e linha.

O caldeirão, um ícone de magia natural

Vale também dizer que o livro é bem bonito, como dá pra ver nas fotos que fiz pro post. Na versão física ele tem capa dura, é todo colorido, tem uma diagramação e tipografia agradáveis. A edição brasileira foi muito caprichosa nas ilustrações, que estão por toda parte e nem existiam na versão americana. É o tipo de livro que vale a pena ter físico porque tem valor tanto o conteúdo como a forma. Comprando no site da editora, ele vem ainda com um caderninho gracioso de brinde, que é bem útil pra você anotar observações de práticas rituais.

Além de A casa da Bruxa Natural, o outro livro da mesma autora que mencionei no início do texto, Bruxa Natural também tem esse mesmo intuito de ser um guia de magia natural, mas o foco em vez de ser na casa se concentra na relação com as plantas e ervas com funções mágicas, restaurativas e protetoras para fins diversos que o tempo todo conversam com o ambiente doméstico. Traz chás, banhos e outras receitas mistas entre a culinária e a magia. Gosto muito dele também, e acho que ter os dois também me fez ficar mais consciente do tipo de magia que costumo praticar. Minha energia é mais de uma bruxa da casa, com um olhar pro cotidiano, e que valoriza muito o uso e a relação mágica com as plantas.

Capas dos livros Bruxa natural e a A casa da Bruxa Natural, sobre magia natural

Pra quem se interessa pela vivência mágica na cozinha mas não tem ainda uma prática, uma forma de experimentar é preparar um chá yogi como sugiro nesse post do link. É uma maneira de perceber que essas práticas podem ser simples mas muito aconchegantes e capazes de provocar uma incrível mudança de ares. É por aí que esses dois livros de magia natural te ajudam a trilhar o caminho.

A Casa da Bruxa Natural, 2022
Autora: Arin Murphy-Hiscock
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
256 páginas – Editora Darkside

Bruxa Natural, 2021
Autora: Arin Murphy-Hiscock
Tradução: Stephanie Borges
256 páginas – Editora Darkside


Clique nas imagens da amazon ou use os links espalhados no texto para comprar os livros. O OutraCozinha receberá uma comissão pelo esse trabalho independente de curadoria e indicação, e você não paga nada a mais por isso.

OutraCozinha é uma publicação financiada pelos leitores. Para receber posts exclusivos e apoiar meu trabalho, considere fazer uma assinatura