Livro e outras produções

Em 2019 dei início à organização e edição de uma coletânea de ensaios para a publicação de um livro.

Nele levo a sério essa ideia de usar a comida como uma desculpa pra falar dessas coisas que, no fundo, são as que nos mantém vivos. Comida é um assunto sobre o qual todos nós temos experiências pra contar – todos precisamos comer – mas nem sempre é óbvio como ela está entranhada com aquilo que somos. No livro, o que faço é relacionar alguns temas contemporâneos como sustentabilidade, atenção, ansiedade, produtividade e body positivity com a forma como lidamos com a comida. O lugar do qual o livro é escrito é menos o da memória e mais o do incômodo. E esse incômodo não é sem propósito: comer nos prende numa teia invisível aos outros seres do planeta, e talvez seja um modo bastante orgânico de buscar sentido de uma forma mais integral e conectado com o que está aí fora.


Também escrevo ensaios, reportagens e colunas relacionadas com a temática da comida, sustentabilidade, atenção plena, críticas do capitalismo tardio, e sociabilidade contemporânea sob demanda. Envie um email para outracozinha@gmail.com para conversar sobre valores e disponibilidade.

Alguns trabalhos publicados em outros veículos

Deriva

A Deriva é uma revista independente de cultura contemporânea, com temática de literatura, cinema e psicanálise. Publiquei o ensaio Toda palavra é imperfeita, sobre o livro Meu nome é Lucy Barton, da Elizabeth Strout.

MQE

Mulheres que Escrevem é uma iniciativa de curadoria, divulgação e edição de conteúdo produzido por mulheres. Publiquei mensalmente durante 1 ano a série Experiências de Leitura, além de uma coluna de cartas sobre comida e feminismo.

#LeiaMulheres

LeiaMulheres é um projeto de leitura de obras escritas por mulheres, com clubes de leitura espalhados por todo Brasil. Fui mediadora do projeto, além de contribuir com resenhas no site do projeto.


Entrevistas e o que andam falando por aí do OutraCozinha

Bobagens Imperdíveis

Bobagens Imperdíveis é um podcast de entrevistas e histórias curtas da escritora Aline Valek. Neste episódio, conversei com ela sobre vida no interior e as histórias que a comida conta.

Insecta

No blog da marca Insecta, um papo procurando entender PANC, autonomia alimentar e Jardim Botânico, em que o OutraCozinha aparece como referência

Não Óbvio

O NÃO ÓBVIO é um site de curadoria cultural, jornalística e humana, que busca apresentar aquilo que ainda não está na grande mídia. Lá o OutraCozinha é apresentado como “uma newsletter que não se limita ao universo da culinária, é uma verdadeira aula sobre cuidado com nós mesmos e sobre como isso impacta no mundo.”


Release e informações para a imprensa

Clique aqui para baixar o release sobre o trabalho da escritora Carla Soares no OutraCozinha