
Salada de manga com balsâmico e pimenta rosa

Essa salada tem duas modalidades: uma mais simples, rapidinha de ser feita, e outra que é ainda mais saborosa mas dá um pouquinho mais de trabalho. Nas duas, o sabor da pimenta rosa é o ingrediente secreto, que surpreende.
Pimenta rosa costuma ser caro em lojas de especiarias, mas é considerado uma PANC e é uma árvore muito comum na urbanização urbana Brasil afora. As minhas, todos os anos, colho pelas ruas da cidade entre novembro e janeiro. As dicas pra reconhecer e encontrar pimenta rosa na sua cidade estão nesse link sobre pimenta rosa.
Já a salada, em qualquer das duas versões leva os mesmos ingredientes:
SALADA DE MANGA COM BALSÂMICO E PIMENTA ROSA
1 manga cortada em cubos
2 colheres de sopa de pimenta rosa socadas em pilão (ou soque sobre a tábua de corte usando um pano de prato pra envolver as pimentas)
Vinagre balsâmico
Uma pitada de sal
- Descasque e corte a manga em cubos médios, pra que seja possível de serem levados à boca sem precisar cortar mais;
- Tempere a manga com vinagre balsâmico e pimenta rosa previamente socada. Deve sobrar uma quantidade de caldo de manga + balsâmico pra funcionar como um molho. Prove. Realce os sabores com uma pitada de sal.
- A versão mais trabalhosa e sofisticada tem uma única diferença: antes de temperar, você pode grelhar as mangas. Nesse caso, aconselho cortar em fatias maiores. 2 minutos são suficientes pra deixar as mangas com o adocicado realçado.
Essa salada é ideal pra servir junto com saladas de folhas verdes. Se quiser, pode jogar por cima, ou como acompanhamento. Use as folhas de sua preferência.
É escritora, cozinheira de ideias e naturalista amadora. Desde 2016 mantém o OutraCozinha, projeto em que investiga o que o comer diz sobre nós.