Nem todo grão de mostarda é igual

Já tinha escrito aqui sobre como fazer mostarda em casa, mas nesses últimos dias, ao fazer uma nova remessa do molho pra mim fiz uma pequena descoberta: existem grãos de mostarda diferentes no mercado. Conhecia a mostarda marrom, que não se acha fácil pra comprar no Brasil, e sabia que ela era feita com grãos mais escuros, mas não sabia ainda que os grãos amarelos tinham variação (e que o mercado não avisa pra gente):

Os grãos maiores (à esquerda na foto que abre essa postagem) tem um sabor mais forte e pungente. O molho de mostarda feito com ele tem um sabor que lembra muito raiz forte. Não achei muito bom pra fazer o molho, mas os grãos maiores pareceram adequados pra fazer, por exemplo, o massala do arroz (pilau) indiano (que começa com uma fritada até “pipocar” os grãos de mostarda em óleo, com a panela tampada), ou pra colocar no repolho pra deixar ele fermentar até virar chucrute. Já os grãos mais miúdos (à direita) são muito saborosos sem serem tão amargos. É o melhor pra fazer molho de mostarda.

Infelizmente os grãos não são identificados como tipos diferentes na hora que a gente vai comprar. O mais comum é que um local tenha apenas um dos tipos, então cabe a gente que está comprando tentar discernir no escuro (não soa um absurdo a gente não ter direito de saber o que estamos levando?).

Uma forma de você saber se o grão de mostarda é maior ou menor é comparando. Um grão muito parecido com o menor é o grão da quinoa:

grão de mostarda ideal
À esquerda a mostarda do grão pequeno e à direita, mais claro, a quinoa: tamanhos bem parecidos

Então, se você não tiver certeza de que grão de mostarda se trata, na hora de comprar dê uma olhada na quinoa, coloque as duas lado a lado. Se a quinoa for menor, você já sabe que é o grão de mostarda grande, e que o resultado do molho só vai ficar bom com as sementes menores. Melhor tentar encontrá-las em outro lugar.

 

5 respostas para “Nem todo grão de mostarda é igual”

  1. Querida Carla, tudo bem? Vim ver seu post buscando uma solução de como usar a mostarda para um molho sem vinagre. Embora eu ache uma delicia, vinagre me faz (muito) mal. Se fizer a pastinha sem o vinagre o sabor não fica bom? Mesmo que dure menos, tenha de refazer varias vezes, o que acha?

    Curtir

  2. Olá, estou usando o grão de mostarda ,já fiz vários testes mas todos ficam muito forte com uma picancia muito forte , aguento que fique suave o que posso fazer gostaria dessa ajuda .Obrigado

    Curtir

    1. Oi Silvano!

      Existem receitas de molho de mostarda em que você branqueia os grãos antes de fazer o molho (ou seja, submete à fervura e depois resfria rapidamente). Isso suaviza bastante o gosto. Dê uma procurada no Google por alguma receita assim.

      Um abraço, boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s