
Salada arcoíris de macarrão com molho de amendoim

Encontrei essa receita num perfil gringo do instagram, e fiz modificações usando os ingredientes que faziam mais sentido na minha cozinha. A melhor adaptação que fiz, e que por isso mesmo achei que valia a pena compartilhar a receita, foi a troca do edamame pelo feijão andu verde.

Edamame é na verdade o nome japonês que se dá pra soja verde. É soja mesmo, colhida num estágio imaturo. Geralmente é vendida dentro das vagens, que não costumam ser consumidas porque são duras, ou já debulhado congelado. Não deveria, mas no Brasil edamame é um ingrediente caro e raro de ser encontrado.
Já os vários outros feijões verdes, que podem ser o andu como eu sugiro porque tem um sabor mais adocicado e próximo do edamame. Mas também é válido usar o de corda, o fradinho, entre outros que tem pelo país afora, que são bem mais acessíveis e com sabores que merecem ganhar uma diversidade de pratos. Essa daqui é uma sugestão que pode parecer inusitada, mas que faz muito bonito:

Salada arcoíris de macarrão com molho de amendoim
Para o macarrão (para duas pessoas)
100g de bifum (ou outro macarrão que achar interessante)
Repolho verde ou roxo cortado fino
Cenoura fatiada com o descascador de legumes
Pimentões verdes e vermelhos fatiados finos
Feijão andu verde cozido
Coentro
Para o molho
1/4 xícara de pasta de amendoim
1 pimenta fresca ou seca de sua preferencia
2 ou 3 tomates cereja
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa mel ou melado
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1 dente de alho pequeno
2-3 lascas de gengibre
2 colheres de sopa de água para dar o ponto
Modo de fazer
- Junte todos os ingredientes do molho em um processador ou liquidificador e bata;
- Em seguida despeje sobre o macarrão previamente cozido, misture, e por fim incorpore aos legumes misturando tudo;
- Se você não tiver pasta de amendoim, pode usar amendoim sem casca torrado pra fazer o molho – só lembre de dobrar a quantidade porque ele diminui muito de volume quando está transformado em pasta.
O OutraCozinha é uma publicação independente financiada pelos leitores. Para fazer parte dessa rede que sustenta trabalhos criativos você pode apoiar financeiramente este projeto
É escritora, cozinheira de ideias e naturalista amadora. Desde 2016 mantém o OutraCozinha, projeto em que investiga o que o comer diz sobre nós.